ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS


A demonstração de lucros ou prejuízos acumulados é uma demonstração financeira, elaborada pela diretoria de uma sociedade por ações, de divulgação obrigatória segundo a Lei 6.404/76.

Marque a alternativa correta.

No fim da DLPA, geralmente encontra-se:


Valor patrimonial da ação
Valor de ágio das ações
Dividendo por ação do capital social
Lucro por ação do capital social
Valor de venda da ação

A demonstração do resultado do exercício é uma demonstração contabilística dinâmica que se destina a evidenciar a formação do resultado líquido devendo ter alterações em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência.

Marque a alternativa correta.

A forma adequada de apresentação da DRE é:

 


Optativa
Diagonal
Facultativa 
Horizontal
Vertical

O Capital Circulante Líquido (CCL) é representado pela diferença entre o Ativo Circulante e o Passivo Circulante.

Assinale a alternativa que aponte corretamente operações que afetam o Capital Circulante Líquido – CCL:


Integralização de Capital em Bens do Ativo Não-Circulante no período
Aquisição de bens do Ativo Não-Circulante adquiridos a vista
Vendas de bens do Ativo Não-Circulante recebível a Longo Prazo
Dividendos propostos para pagamento a Longo Prazo
Aquisição de mercadorias para revenda, à vista.

Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas. Sua principal vantagem é a possibilidade de previsão, ou seja, o futuro também passa a fazer parte da contabilidade da entidade.

O regime de competência é aceito:


Somente pela administração das empresas.
Somente para elaboração do Balanço Patrimonial.
Somente pelo Fisco.
Pelo Fisco e pelos contabilistas.
Somente pelos contabilistas.

Analise a seguinte definição:

"Recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera resultem futuros benefícios econômicos para a entidade." 

Segundo pronunciamento do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), sobre a Estrutura Conceitual para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, esta é a definição de:


Ativo
Despesas
Passivo
Patrimônio Líquido
Receitas

A Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados tem por objetivo evidenciar os elementos que provocam mutações, para mais ou menos, no saldo da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. Por isso podemos afirmar que determinadas operações afetam o lucro ou prejuízo acumulado, e algumas não afetam.

 

Portanto, assinale dentre as alternativas abaixo, aquela que representa, corretamente, uma operação que não afeta o lucro ou prejuízo acumulado:


Acréscimo pelo lucro ou redução pelo prejuízo líquido do exercício
Acréscimo por reavaliação de ativos (quando o resultado for credor)
Acréscimo por doações e subvenções para investimentos recebidos
Redução por dividendos
Reversões de reservas patrimoniais para a conta de Lucros ou Prejuízos Acumulados

A Demonstração do Valor Adicionado (DVA) é um dos componentes do balanço social e por isso tem a finalidade de demonstrar a riqueza e sua distribuição pela entidade, e sua elaboração deverá ser feita de acordo com as regras constantes na NBC T 1 - Estrutura Conceitual Básica para a Elaboração e Apresentação das Demonstrações Contábeis, cujos dados são obtidos principalmente por meio da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). 

Sobre a DVA, analise as alternativas a seguir e assinale a correta:


A demonstração do valor adicionado evidencia a riqueza econômica produzida pela companhia em determinado exercício.
A DVA elaborada pela entidade deve ser apresentada ao término de cada exercício social como parte alheia às demonstrações contábeis que são divulgadas.
A DVA não expõe o valor adicionado pela empresa em razão de suas atividades; a forma de distribuição da riqueza gerada, entre empregados, acionistas, financiadores de capital, governo, comunidade; e a parcela retida na empresa para reinvestimento.
A DVA deve evidenciar a participação dos sócios controladores e prestar informações aos usuários das demonstrações contábeis relativas à maneira como a riqueza de determinada entidade foi criada, sem considerar os procedimentos utilizados para a sua distribuição.
É importante que todas as pessoas jurídicas divulguem suas demonstrações contábeis, inclusive que procedam à elaboração da DVA, tendo em vista a sua obrigatoriedade.

A DMPL é de grande importância para as empresas, pois fornece as movimentações ocorridas em todas as contas do Patrimônio Líquido, indicando as origens, os acréscimos e as reduções que resultam na variação do Patrimônio Líquido, complementando as informações contidas no Balanço Patrimonial e na Demonstração do Resultado do Exercício.

Assim, por mostrar as variações de todas as contas do PL, a DMPL já contém a:


Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido.
Demonstração do Valor Adicionado.
Demonstração do Fluxo de Caixa.
Demonstração dos Lucros ou Prejuízos Acumulados.
Balanço Patrimonial.

O Ativo Intangível são os bens incorpóreos (abstratos) destinados à manutenção da empresa, e que trarão benefícios futuros. Os tangíveis são bens corpóreos apresentam uma compreensão mais objetiva e concreta por parte do mercado.

Assinale a alternativa que contenha apenas exemplos de Ativo Intangível:


Gastos pré-operacionais com pesquisa e desenvolvimento.
Gastos com a Administração e com projetos.
Marcas e Patentes Comerciais.
Gastos com assessorias contábil e jurídica.
Gastos financeiros com a Administração e organização.

A DVA procura demonstrar a parcela de contribuição da entidade na formação do Produto Interno Bruto (PIB), bem como o valor agregado aos insumos adquiridos pela entidade e que são vendidos ou consumidos. O cálculo do valor adicionado possui diferença entre os modelos contábil e econômico, ou seja, para cálculo do PIB, enquanto a economia se baseia na produção, a contabilidade evidencia a realização da receita com base no regime de competência. 

Com base nesses conceitos e no que estudamos sobre DVA, sobre a riqueza e sua distribuição, assinale a alternativa INCORRETA:


Existe também a determinação dos insumos utilizados para gerar a receita, onde deve ser considerado o valor das mercadorias mais as despesas com contratação de serviços de terceiros e materiais diversos.
O conceito para o cálculo do valor dos insumos consiste em somar ao CMV materiais diversos e todas as despesas que não sejam pagamentos diretos ou indiretos aos empregados, nem impostos ou remuneração por utilização de um Ativo de terceiros (aluguéis).
O valor adicionado gerado é a diferença entre a receita gerada e os insumos utilizados para produzir a receita.
As normas e diretrizes determinam que a DVA apresente a distribuição do valor adicionado para apenas três grupos de pessoas: empregados, governos e sócios.
A receita bruta na DVA é o valor que a empresa fatura incluindo todos os impostos de venda (IPI, ICMS, PIS e COFINS), deduzindo as devoluções, abatimentos, a Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa (PCLD) e perdas de Capital, somando a eventual reversão de PCLD e ganhos de Capital.
Páginas: 123456